top of page

Palestrantes Confirmados

Professor KTH Royal Institute of Technology

Hans Bodén, Dr. Tech.

Andrey Ricardo da Silva, Ph.D

Professor KTH Royal Institute of Technology

Mats Åbom, D. Sc. (Tech)

William Roberto Wolf, Ph.D

William R. Wolf possui graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em aeronaves pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica pela Stanford University (2011). Atualmente, é professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Engenharia Aeroespacial e Mecânica com ênfase em escoamentos turbulentos, aerodinâmica, aeroacústica e simulação computacional.

Professor UFSC

Hans Bodén é professor de Engenharia Acústica no KTH, Royal Institute of Technology, na Suécia. Ele obteve seu doutorado em 1989 no KTH, tendo 30 anos de experiência em aeroacústica experimental e 20 anos de experiência em orientações. É membro do corpo editorial do Journal of Sound and Vibration, e coordenou ou participou de diversos projetos europeus na área de aeroacústica. Atualmente sua pesquisa está voltada para acústica de dutos, caracterização de fontes, aeroacústica, análise de sinais em acústica e controle ativo de ruído.

Professora KTH Royal Institute of Technology

Susann Boij, Ph.D

Susann Boij é professora no KTH Royal Institute of Technology. Obteve seu Ph.D em 2003 pelo KTH. Tem experiência em aeroacústica teórica e experimental, especialmente em ondas acústicas em escoamentos confinados. Ela é integrante do conselho do Swedish National Committee for Mechanics e é revisora do Journal of Fluid Mechanics, do Journal of the Acoustical Society of America (JASA) e do Journal of Sound and Vibration. Foi vice-diretora do Centre of ECO2 Vehicle Design (2005/2006 e 2009/2010). Tem mais de 8 anos de experiência em orientações.

Mats Åbom é professor no KTH, Royal Institute of Technology. Ele obteve seu M.Sc. em Engenharia Física em 1979, Dr. Tech. em Engenharia Acústica em 1989 e D.Sc. (Tech.) em Engenharia Acústica em 1995, todos no KTH. De 1996 a 2000 atuou na ABB Corporate Research, como especialista em acústica, trabalhando com silenciadores para turbinas a gás e navios, whistling, ruído de fan e controle ativo. Atualmente seu interesse está na geração e propagação do som em meios fluidos, visando principalmente aplicações em máquinas e veículos.

Andrey R. da Silva é doutor em Acústica pela McGill University no Canadá (2008). Possui graduação (2001) e mestrado (2004) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC. É membro da Sociedade Americana de Acústica e revisor técnico dos seguintes jornais: Journal of Computational Physics, Journal of the Acoustical Society of America e Jornal da Sociedade Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Acústica e Vibrações, atuando principalmente em temas relacionados à aeroacústica, métodos numéricos e controle de vibrações e ruído.

Professor UNICAMP

Pesquisador CNRS

Yves Aurégan, Ph.D

Professor Purdue University

Professor UFRJ

Yves Aurégan é Pesquisador Sênior no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França. Seu principal interesse está no estudo do efeito do escoamento na propagação em dutos tratados, e o comportamento acústico de descontinuidades em dutos, especialmente fontes devido a vórtices. Yves Aurégan orientou vários alunos de doutorado na França e em universidades de outros países. Ele é Subject Editor do Journal of Sound and Vibration e atuou/coordenou projetos com instituições públicas francesas, empresas (AIRBUS, Snecma e EDF, etc) e projetos europeus tais como o FlowAirS (Silent Air Flows in transport, buildings and power generation).

J. Stuart Bolton se formou em Engenharia Mecânica pela Universidade de Toronto e obteve seu M.Sc e Ph.D pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISRV) da Universidade de Southampton. Se tornou professor na Escola de Engenharia Mecânica da Universidade de Purdue em 1984. Teve projetos de pesquisa financiados por diversas instituições e empresas, como por exemplo, NASA, Sony, LG, IBM, General Motors, Boeing, Ford, etc.. É fellow da ASA e do INCE, tendo recebido o prêmio INCE Outstanding Educator Award e o Distinguished Noise Control Engineer Award. Seus interesses de pesquisa são: materiais acústicos, visualização do campo acústico, propagação de ondas acústicas e estruturais, controle de ruído e processamento de sinais.

Ricardo Eduardo Musafir possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Obras Hidráulicas (1978), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRJo (1984), e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFRJ (1990). Atualmente é Prof. Titular da UFRJ, onde atua no Programa de Engenharia Mecânica da COPPE e no Departamento de Recurso Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica. Atua na área de Acústica, principalmente nos seguintes temas: aeroacústica, fontes acústicas e poluição sonora.

Pesquisador ISVR, University of Southampton

Consultor Morrisbrand Ltd.

Paul B. Murray, Ph.D

Professor McGill University

Luc Mongeau, Ph.D

Professor Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Júlio A. Cordioli, Dr. Eng.

Luc Mongeau se formou em Engenharia Mecânica pela École Polytechnique de Montreal e obteve seu M.Sc. em Engenharia Mecânica pela mesma instituição. Obteve seu Ph.D em Acústica pela Pennsylvania State University. Atualmente é professor no departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de McGill, no Canadá. Sua pesquisa está voltada para a Biomecânica (por exemplo, no estudo de mecânismos aerodinâmicos de produção da voz), a Engenharia de Tecidos Biológicos (como na engenharia de tecidos para as cordas vocais humanas) e Aeroacústica (aeroacústica computacional, método de Lattice Boltzmann, Large Eddy Simulation – LES).

Se formou em Eng. Mecânica pela UFSC (2000) e obteve seu doutorado em Eng. Mecânica pela mesma instituição (2006), sendo parte realizado junto a University of Cambridge – Inglaterra. Atuou como engenheiro de ruído e vibrações na EMBRAER e como pesquisador em métodos numéricos aplicados a acústica e vibrações pela ESI Group – EUA. Atualmente é professor do Depto de Eng. Mecânica da UFSC, atuando em métodos numéricos em acústica e vibrações, análise de ruído e vibrações em aeronaves, aeroacústica confinada e dispositivos auditivos.

J. Stuart Bolton, Ph.D

Ricardo Eduardo Musafir, Dr.

Professor Université du Maine

Gwénaël Gabard

Gwénaël Gabard é professor pela Université du Maine (Le Mans, França), onde atua também como pesquisador no Laboratoire d'Acoustique de l'Université du Maine (LAUM). Se formou em Engenharia Mecânica pela Université de Technologie de Compiègne (França) e obteve seu DEA (Diplôme d'Études Approfondies) e Ph.D pela mesma instituição. Já foi professor na Universidade de Southampton, atuando pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISVR), contribuindo também com atividades de pesquisa no Rolls-Royce University Technology Centre in Gas Turbine Noise. Sua pesquisa é voltada para Aeroacústica, com enfoque em Métodos Computacionais e em Modelagem Teórica.

Paul B. Murray é pesquisador no Institute of Sound and Vibration (ISVR) na Universidade de Southampton e possui uma empresa de consultoria (Morrisbrand Ltd). Formou-se em Física e Matemática Aplicada na Queen's University Belfast (1985) e obteve seu Ph.D em Física Atômica em 1989 na mesma instituição. Trabalhou na indústria aeroespacial como aerodinamicista na BAe Systems e como Engenheiro Acústico na Bombardier, Boeing e Alenia Aermacchi. Juntou-se ao ISVR em 2007, onde auxilia o Rolls-Royce UTC na tecnologia de liners. Com a Morrisbrand ele trabalhou no desenvolvimento e comercialização de um tubo de impedância portátil (com a B&K), na perda de transmissão do trim panel do A350, e na modelagem e mitigação de ruído em navios e submarinos.

Professor TU Delft University

Damiano Casalino

​Guillaume A. Brès se formou em Engenharia na École Centrale de Lyon (França) em 2001. Obteve seu MSc. em Engenharia Aeroespacial pela Pennsylvania State University em 2002, trabalhando com predição de ruído de helicópteros. Em 2007 obteve seu Ph.D. em Engenharia Mecânica pelo California Institute of Technology, onde atuou em Aeroacústica e Controle de Escoamento. Guillaume passou dois anos e meio no grupo de Aeroacústica da Exa Corporation antes de se juntar à Cascade Technologies Inc. (Palo Alto, California) em 2011. Atualmente é Diretor de Operações e Pesquisador Sênior em Aeroacústica na Cascade.

Professor Universidade São Paulo

Paulo Celso Greco Jr.

Paulo C. Greco Jr. possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Engenharia Aeroespacial pela University of Kansas (1993) e doutorado em Engenharia Aeroespacial pela University of Kansas (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Aeroelasticidade, atuando principalmente nos seguintes temas: aerodinâmica computacional e aeroacústica. 

Professor USP

Fernando Martini Catalano 

Coordenador dos projetos EMBRAER / USP Silence Aircraft, "Desenvolvimento de Soluções Melhoradas, Ruído Externo de Aeronaves" e "Configurações Avançadas para Reduções de Ruído", bem como um projeto BOEING / USP sobre "Teste de Aeroacústica de Nose Landing Gear". Ele foi convidado como Especialista Independente da ICAO para o IEP2 em 2012 e para o Comitê de Proteção Ambiental da Aviação CAEP11_IEIR em 2017. É Chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo.

Danillo Cafaldo dos Reis

Engenheiro EMBRAER

Danillo é Engenheiro de Desenvolvimento do Produto na EMBRAER S.A. desde 2012. Ele é atualmente Líder Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento, atuando em projetos com universidades e centros de pesquisa brasileiros e do exterior. Seu trabalho enfoca o ruído aerodinâmico e tratamentos acústicos para motores (liners). Ele se formou em Engenharia Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2012 e atualmente cursa mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), atuando no desenvolvimento de estruturas com memória de forma para a redução de ruído.

Diretor de Operações & Cientista Aeroacústico Sênior em Cascade

Guillaume Brès, Ph.D

Damiano Casalino é professor na Delft University of Technology (Holanda) e Diretor Técnico Sênior na Exa Corporation. Obteve seu Ph.D em Dinâmica dos Fluidos pelo Politecnico di Torino (Itália) e em Acústica pela École Centrale de Lyon (França). Atualmente sua pesquisa engloba diversos tópicos, incluindo por exemplo, aeroacústica computacional no domínio da frequência para acústica de dutos e efeitos de instalação e métodos integrais. Na Exa Corporation seu trabalho é voltado para a aplicação industrial do Método de Lattice Boltzmann para a predição do ruído associado à fuselagem e ao motor.

Engenheiro EMBRAER

Eduardo Lobão Capucho Coelho

Eduardo Lobão é Engenheiro de Desenvolvimento do Produto na EMBRAER desde 2007, onde atua com Ruído Aeronáutico e Aeroacústica. Atualmente coordena o projeto SILENCE (Solutions for Integrating Low External Noise Concepts). Ele se formou em 2006 em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e obteve seu mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 2008. Seu interesse principal é a aplicação de pesquisas em Aeroacústica para o desenvolvimento do produto, visando atender necessidades de aeroportos e de certificação de ruído. Tem experiência em vários temas relacionados a Aeroacústica, como por exemplo: medições em túnel de vento e em rigs para aeroacústica, processamento de dados de voo e modelos semi-empíricos para ruído de jato e efeitos de instalação.

Bem-vindo!

Escola de Primavera de Aeroacústica UFSC/KTH 

A Escola de Primavera de Aeroacústica UFSC/KTH é um evento que busca promover o encontro de profissionais, pesquisadores, professores e estudantes para proporcionar a troca de conhecimentos e a divulgação de novas tecnologias e métodos na área de Aeroacústica.

​

O evento está sendo promovido por uma parceria do Laboratório de Vibrações e Acústica – LVA, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com o KTH Royal Institute of Technology, da Suécia, e contará com aulas e palestras de profissionais de destaque de universidades ou da indústria, sobre uma área do conhecimento que vem ganhando cada vez mais importância na pesquisa científica e na engenharia.

​

Te convidamos a participar da primeira edição da Escola de Primavera de Aeroacústica UFSC/KTH, a ser realizada de 23 a 26 de outubro de 2017 no Resort Costão do Santinho (Estrada Vereador Onildo Lemos, 2505 - Praia do Santinho), em Florianópolis/SC.

Realização

Apoio

Programação Preliminar

Escola de Primavera de Aeroacústica

De 23 a 26 de outubro de 2017
Costão do Santinho Resort - Florianópolis/SC

Fale Conosco

Para sanar qualquer dúvida ou sugestão, preencha o formulário de contato abaixo.

 

(48) 3721-7716  |  (48) 3721-9227

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

Mensagem enviada com sucesso.

Palestrantes
Programação
Realização
Contato

A inscrição no evento é gratuita e está condicionada ao número de vagas. Confirme sua presença.

Saiba como participar

Os certificados de participação serão disponibilizados após o evento, via email.

Acesse o link e confirme sua presença no evento.

 

Clique aqui

As inscrições para Escola de Primavera de Aeroacústica encontram-se encerradas

Inscrições ENCERRADAS
Certificado
Formulário de Inscrição
Vagas Limitadas
Inscrição
bottom of page